E finalmente eu chego com minha primeira resenha! Meio atrasada, admito. Mas vamos lá. Li esse livro dias atrás, não foi o último mas sem dúvidas foi o que mais gostei (admito que andei lendo umas porcarias...).
Livro: Se Eu Morrer Antes de Você
Título Original: Love me to Death
Autora: Allison Brennan
Ano: 2011
Gênero: Thriller
Editora: Universo dos Livros
Sobre o livro:
"Há seis anos, Lucy Kincaid conheceu pela internet um homem que parecia ser o tipo ideal. Porém, após ser atacada brutalmente no primeiro encontro, ela viu que tinha se envolvido com um psicopata muito perigoso. Contrariando o histórico de vítimas desse maniaco, ela conseguiu sobreviver.
Após anos de dor e sofrimento pelas lembranças das atrocidades que sofreu, ela descobre um jeito de dar a volta por cima trabalhando como voluntária no departamento encarregado de investigar esse tipo de crime. Seu papel é rastrear pela internet psicopatas e maníacos sexuais para que sejam presos. Porém, tudo muda quando ela descobre que vários desses maníacos, que ela ajudou a localizar, estão sendo mortos desde que deixaram a prisão, inclusive o homem que destruiu sua vida.
Algum assassino estaria seguindo seus passos? Lucy se vê envolvida numa trama de suspense que poderá deixá-la novamente face a face com um psicopata."
Se Eu Morrer Antes de Você é o primeiro livro da serie Love me to Death, composto por cinco livros. Três publicados, dois para serem lançados. O segundo da serie, Kiss Me Kill Me parece que ainda não foi traduzido.
Escrita: um pequeno verso do livro para se ter ideia do contexto (sem revelações da trama)
"- Li o arquivo. - não foi nada agradável. Lucy Kincaid havia sido sequestrada e mantida como refém em uma ilha perto da costa do Estado de Washington. Por quase dois dias ela foi repetidamente estuprada por Morton e outros dois homens não identificados no arquivo, antes de ser resgatada pela agente Donovan e alguns outros. O que tornou esse crime ainda mais hediondo foi que as agressões foram mostradas ao vivo pela Internet e milhares de pessoas pagaram para assistir. Pior, elas votavam dando sua opinião sobre como Lucy deveria morrer"
Algo que notei lendo o livro foi a riqueza de detalhes sobre esse passado turbulento de Lucy. Pesquisando um pouco descobri que o caso apareceu em outro livro de Allison chamado Fear no Evil, protagonizado pro Dillon Kincaid, irmão de Lucy. Eu teria gostado mais de ler esse primeiro, já que está tão interligado. Mas isso não atrapalhou nenhum entendimento então apenas irei aguardar uma oportunidade para ler esse outro livro.
Opinião:
Algo que me agradou muito foi o palpável da história. As vezes pegamos algo para ler e nos deparamos com histórias muito difíceis de serem visualizadas na realidade. As vezes eu gosto de algo mais palpável e eu lia esse livro pensando em como é possível coisas tão ruins e doentias acontecerem no mundo em que vivemos. Pedofilia, predadores sexuais, internet como meio de atrair vítimas e expor crimes. Isso é uma realidade que vemos infelizmente por ai. A situação em si pode ser um pouco indigesta. Mas o livro não se torna muito pesado, algumas partes apenas incomodam se você for parar para visualizar como teria sido.
Alguns podem achar que o livro é meio fraco. Mas ele não pareceu ter a pretensão de te envolver em um mistério para ser desvendado em uma trama complexa e cheia de fatos. Apesar do tema forte, como eu já mencionei, a leitura em si não é pesada e isso me agradou pois estou numa fase light literária. Pra descansar a mente lendo apenas livros sem muita pretensão. (em outra época eu talvez tenha reclamado do fato dos fatos não terem sido tão aprofundados...)
Eu gostei da trama em si. Temos duas coisas acontecendo ao mesmo tempo, ambas relacionadas ao lugar onde Lucy trabalha. Ela sendo envolvida nas situações sem notar até a situação realmente ficar ruim. Algo que não me agradou muito foi o foco narrativo. Temos uma boa parte do livro voltada para a situação em que Lucy descobre sobre as mortes do predadores que saiam da prisão e quando o caso é solucionado somos jogados para o segundo foco muito rapidamente, então o suspense deu uma esfriada enquanto a segunda situação passou muito rápido e devo confessar que foi resolvida de um jeito muito cliché e sem muito mistério também.
Para as românticas. Lucy acaba se envolvendo com Sean Rogan enquanto a trama se desenrola (algo percebido nas primeiras páginas já). Gostei dele, assim de muitos personagens secundários que são cativantes e que também protagonizaram outros livros (nenhum publicado no Brasil infelizmente)
Algo que me incomodou tremendamente foi a revisão brasileira da obra. Muitos erros de digitação e espaçamento. Algo que eu não via a muito tempo e é meio feio né?
Como estou falando de uma serie, deixarei a lista de livros e prometo voltar com novas resenhas se os livros chegarem ao Brasil. (soube por resenhas estrangeiras que Allison Brennan desenvolveu melhor os outros livros e fatos, quero muito conferir e poder opinar)
Então a sequência da serie Love me to Death(não comentarei a tradução do título do primeiro livro, não gostei e eu poderia reclamar e resmungar em muitos parágrafos, tem vários livros com títulos que a tradução me incomodou...):
1. Se Eu Morrer Antes de Você (Love me to Death - 28/12/2010)
1.5 Love is Murder - A Novella (24/01/2011 - Lucy antes do Love me to Death)
2. Kiss me, Kill me - ( 24/02/2011 - ainda não publicado no Brasil)
3. If I Should Die (22/11/2011 - ainda não publicado no Brasil)
4. Silenced (Previsão de lançamento 24/04/2012)
5. Stalked (Previsão de lançamento - outono 2012)
6. Stolen (Previsão de lançamento - primavera 2013)
Caso queira dar uma conferida, o site da autora: http://www.allisonbrennan.com/books
Caso eu pudesse dar uma nota de 1 a 10, seria um 7!
Acho que por enquanto é isso!

